segunda-feira, agosto 28, 2006

12.06° N – 16.04° W

Corpo, qu’ê nêgo, sa ta bái;
Coraçom, qu’ê fôrro, sa ta fica...

(O corpo, que é escravo, vai;
O coração, que é livre, fica...)


Batuque da Ilha de Santiago, Cabo Verde

domingo, agosto 27, 2006

A duas mãos!

A ideia de que a Europa, ou os ocidentais, eram simplesmente os culpados e os africanos vítimas é uma simplificação abusiva e moralista da História. Em África, vive-se uma cumplicidade que sempre existiu entre os que exploravam, os que roubavam recursos, a partir de fora, e os que eram coniventes com isso, de dentro. Essa opressão sempre foi feita a duas mãos. E o que acontece hoje com algumas elites africanas é a continuação desse percursos. Obviamente esta leitura não interressa a essas elites. Convém-lhes fazer renascer essa exaltação de África como um continente único, com laços de unidade que são mais inventados do que reais.

Mia Couto, em entrevista (13 Maio 2006)

sexta-feira, agosto 25, 2006

Raízes

Corri bastante mundo e aprendi que todos os sangues são bons e iguais, mas é por isso que a certa altura nos cansamos e procuramos criar raízes, arranjar uma terra, para que o nosso sangue valha e dure algo mais do que uma vulgar mudança de estação.
Ter uma terra quer dizer não estar só, saber que na gente, nas plantas, na terra, há qualquer coisa de nosso, que mesmo que estejamos ausentes espera por nós.

Cesare Pavese, “A Lua e as Fogueiras”

quarta-feira, agosto 23, 2006

Povos sem História!

Infelismente os povos que foram colonizados continuam sendo-o após a descolonização formal porque as leis dos colonizadores continuam a governar as nossas vidas. Os colonizadores definiram-nos como povos sem História e sem civilização e procuram impor-nos não só a sua própria História como a sua cultura, sem se preocuparem em saber se eram pelo meno adaptáveis a nós (...) Ora num país como Cabo Verde, nascido de uma miscigenação até agora ainda ignorada nas suas origens, porque, se mais ou menos conhecemos as influências europeias, ainda muito pouco sabemos das diversas culturas africanas, que nos formaram, importava fazer-se um estudo aprofundado, implicando todos os ramos das ciências humanas, para efectivamente se conhecer que povo somos e que cultura temos para saber que leis se adaptam àquilo que somos.

Germano de Almeida, “Os Dois Irmãos”

terça-feira, agosto 22, 2006

Santuários

no santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Vi uma velha fazer de joelhos todo o percurso da alameda, amparada a um pau, com uma vela e um rosário, em suor, linda, exausta, muda, rezando baixo, com os joelhos em sangue que já tinham rasgado a estamenha da saia, e as pontas em bico dos seus tamancos de pau deixavam na areia dois ziguezagues de riscos, que eram os hieróglifos da sua vida de miséria.

Fialho de Almeida, “Galiza, 1905”

segunda-feira, agosto 21, 2006

Terra a terra

As pedras que Bam arranjara eram provenientes de outra tentativa para construir qualquer coisa que caíra em ruínas. Era assim que as pessoas viviam ali, reajustando os seus magros recursos aos principios fundamentais da natureza, deixando que as paredes de barro se afundassem no barro e utlizando, depois, esse mesmo barro para outras paredes, noutra clareira, entre outras rochas convenientes.

Nadine Gordimer, “A Gente de July”

domingo, agosto 20, 2006

Dos Nórdicos

A Holanda, pensou Van der Volk, com o seu inesgotável abastecimento de bons funcionários, dispunha de uma poderosa máquina, de que ele fazia parte. O problema com a Holanda era, sem dúvida, o facto de a máquina ser demasiado boa. Era tão pormenorizada, tão aperfeiçoada, tão rigidamente couraçada contra ataques ou pressões, que, se descarrilasse, levaria um ano a entrar nos carris. Ninguém pode improvisar, ninguém pode imaginar, ninguém é capaz de um esforço independente. Todas aquelas marionetas de madeira, tão perfeitamente coordenadas, sacodem-se em agonia, fazendo trejeitos e gesticulando, à espera que um supraprofissional possa puxar o fio principal.

Nicolas Freeling, “O Rei de um País Chuvoso”

sábado, agosto 19, 2006

Sabedorias

Tornou-se quase uma arma de sobrevivência para os africanos serem capazes de misturar sabedorias, estarem abertos a religiões diferentes. É possível para um africano ter a religião de origem, “bantu” ou outra, e ser ao mesmo tempo muçulmano ou católico. Não são sistemas de pensamento que se excluam. E isso foi-lhe extremamente útil para que chegasse até hoje vivo porque foi preciso pertencer aos vários mundos que existem em África.

Mia Couto, em entrevista (13 Maio 2006)

sexta-feira, agosto 18, 2006

Dipteros

A nossa única companhia era a mosca, a mosca ordinária e caseira... Digno e venerável animal! Em qualquer lugar que o homem penetre, deserto, montanha, caverna – a mosca lá está. Foi este decerto o primeiro dos seres vivos que surgiu sobre a Terra. Já havia moscas para pousar no nariz de Adão. O derradeiro homem há-se morrer com uma mosca a zumbir-lhe em torno da face. E talvez haja moscas no Paraíso.

H. Rider Haggard, “As Minas de Salomão”

quinta-feira, agosto 17, 2006

Aleijões

Há circunstâncias em que calar-se é mentir. Acabo de ouvir um grito mórbido e destituído de sentido: Viva a morte! Este paradoxo bárbaro repugna-me. O general Millan Astray é um eleijado. Não há cortesia nisto. Cervantes também o era. Infelismente, há hoje em Espanha demasiados aleijados. Sofro ao pensar que o general Millan Astray poderia fixar as bases duma psicologia de massa. Um aleijado que não tenha a grandeza espiritual de Cervantes, procura habitualmente encontrar consolo nas mutilações que pode fazer sofrer aos outros.

Miguel Unamuno

quarta-feira, agosto 16, 2006

Língua Portuguesa

por mais de uma vez, chamei a atenção do Governo para a necessidade de desenvolver seriamente e de disponibilizar os meis necessários a uma política de cooperação e de defesa da língua portuguesa consequente. É um investimento indispensável e que se paga a si próprio, a longo prazo. Nunca se pensou nisso a sério, definindo os meios disponíveis e um plano estratégico a médio prazo para os aplicar. As verbas foram permanentemente irrisórias, recorrendo-se com frequência ao mecenato de privados. Como se tratasse para Portugal de um objectivo secundário.

Mário Soares, em entrevista a Maria João Avillez “Soares – Democracia”

terça-feira, agosto 15, 2006

Mestiçagens

Eu falo enquanto escritor de língua espanhola, a língua de um continente que é ibérico, índio e mestiço, negro e mulato, atlântico e pacífico, mediterrânico e do caribe, cristão, muçulmano e judeu, grego e latino.
Não posso aceitar a tese de que vivemos num conflito de civilizações, porque todas as que evoquei são minhas e não se confrontam no meu espírito. Elas falam umas com as outras e discutem numa tentativa de se compreenderem. O seu ponto de encontro comum, lugar do discurso, do pensamento, da memória e da imaginação que cada um e cada uma de nós transporta consigo, participa num diálogo de civilizações e recusa o fim da história.

Carlos Fuentes, escritor mexicano

segunda-feira, agosto 14, 2006

D'Ouro

Sabes que ao beber um porto
bebes sol engarrafdo
que com muito sofrimento
ao xisto foi arrancado?

António Cabral, “Antologia dos Poemas Durienses”

domingo, agosto 13, 2006

Iconografias

A iconografia do budismo é atraente por ser alegre, pelo menos se a compararmos ao catolicismo. Será que poderíamos imaginar uma igreja católica onde, em vez de um Cristo débil, mártir, com feridas a sangrar, venerássemos um Cristo alegre, apoiado numa almofada, a olhar para o céu com um sorriso plácido? Sem dúvida que muitos complexos e culpas se teriam dissipado da nossa psique.

Santiago Gamboa, escritor colombiano

sábado, agosto 12, 2006

Inventando nascentes

Falo muito do mar? Me deixe explicar, senhor inspector: eu sou como o salmão. Vivo no mar mas estou sempre de regresso ao lugar da minha origem, vencendo a corrente, saltando cascata. Retorno ao rio onde nasci para deixar o meu sémen e depois morrer. Todavia, eu sou peixe que perdeu a memória. À medida que vou subindo o rio vou inventando uma outra nascente para mim. É então que morro com saudade do mar. Como se o mar fosse o ventre que ainda me faz nascer.

Mia Couto, “A Varanda do Frangipani”

quinta-feira, agosto 10, 2006

Un misterio

Una vez me preguntaran qué era posia y me acordei de un amigo mío, e dize: “¿Poesía? Pues, vamos: es la unión de las palabras que uno nunca supuro que puderian juntarse, y que formam algo así como um misterio; y, quando más las pronuncia, mas sugestiones acuerda; por ejemplo, acordándome de aquel amigo, poesía es: “Ciervo vulnerado”.

Federico Garcia Lorca, “Conferências II”

quarta-feira, agosto 09, 2006

Ditos infantis...

Sou capaz de fazer a seguir um catálogo dos seus ditos infantis. (...) Fitando agora o relvado, recordo-me de como ele viu as duas metades de um verme que tinha sido dividido ao meio pela máquina de cortar relva e de que, tentando juntá-las, disse: “Olhe, papá, está aqui um bicho desatrelado”.

Nicholas Blake, “A Fera Tem de Morrer”

terça-feira, agosto 08, 2006

Distinções!

Ao perguntarem-lhe como distinguir os fiéis dos infiéis no cerco de uma grande cidade albigense, Domingo de Gúzmán, mais tarde conhecido como São Domingos, respondeu “Matai-os todos. Deus saberá quais são os seus”.

Carl Sagan, “Cosmos”

segunda-feira, agosto 07, 2006

Harmonias

Certas relações harmoniosas criam-se e duram graças a um sistema complexo de pequenas inverdades, de renúncias, uma espécie de bailado cúmplice de gestos e posturas, tudo resumível no nunca assaz provérbio, ou sentença, que muito melhor lhe assenta esta designação, Tu que sabes e eu que sei, cala-te tu, que eu me calarei.

José Saramago, “História do Cerco de Lisboa”

domingo, agosto 06, 2006

Yacht

A estética náutica perdeu em alijar os barcos de vela, como a terrestre em substituir as diligências pelos caminhos-de-ferro. Um barco à vela a todo o pano é uma admirável e elegantíssima criação da fantasia utilitária. Só pela beleza das linhas vale todos os couraçados do mundo, que como os automóveis nunca perderão o tipo antipático que têm de ferros de engomar.

Fialho de Almeida, “Galiza, 1905”

sexta-feira, agosto 04, 2006

Gigantes e anões

Se calhar foi naquele momento que aprendi que se um gigante tem de subir a um banco para nos dirigir a palavra, é porque está convencido de que é mais baixinho do que nós. Também aprendi que, quando o anão se cansa de estar em bicos de pés, ele decide que na realidade somos todos anões; só que uns mais altos do que outros.

Andreu Martin e Jaume Ribera, “Alfagann é Flanagan”

quinta-feira, agosto 03, 2006

Um dia mais cedo

A morte é um dia como os outros – só que acaba mais cedo.

Jorge Araújo, “Nem Tudo Começa com um Beijo”

quarta-feira, agosto 02, 2006

Crer no Homem

O que é interessante é que tudo está em permanente mudança – tudo, excepto a religião. Não é possível pô-la em questão sem se correr o risco de ofender uma imensidão de pessoas. Ora, eu acho que as religiões têm uma tal influência sobre a política e sobre a evolução da sociedade que deviam ser objecto das mesmas críticas e do mesmo controlo que todas as ideologias e concepções de vida. Parece-me isso natural. Estou farto de que se cultive o respeito por ilusões só porque são rotuladas de ‘religião’! O mais importante, a meu ver, é não atracar a vida de cada um à crença numa força sobrenatural. A única coisa em que creio é no poder do Homem. Mas não sou obtuso: dêem-me uma boa razão para rever a minha posição e eu faço-o.

Björn Ulvaeus, músico e compositor sueco, em entrevista

terça-feira, agosto 01, 2006

Hoje é o primeiro dia, do resto da nossa vida!

Faze da tua vida a história do mundo. Organiza-a como se a sorte do universo estivesse dependente dela. Só vivemos uma vez. A nossa acção será definitiva, porque nunca mais a poderemos repetir. É um jogo de vida ou de morte, e por uma vez. Se pudéssemos repeti-la, poderíamos mudar-lhe o sentido. Assim, o que fizermos será o que fizermos. E para sempre.

Vergílio Ferreira, “Mudança”