quarta-feira, maio 31, 2006

Biblioclasta


teríamos muito mais documentação, se os homens não a tivessem destruído ao longo da história. No ano 146 antes de Cristo, os romanos destruíram Cartago e incendiaram os quinhentos mil volumes da sua biblioteca. E também foram queimados centenas de milhares de livros da grande biblioteca de Alexandria no ano 48 antes de Cristo, e a do czar Ivan, o Terrível, da Rússia... “Só chegaram até nós menos de cinco por cento dos documentos, tratados, etc., de mais de três mil anos de antiguidade...” Imaginas a quantidade de conhecimentos, de sabedoria, que se perderam?

Andreu Martin, “Polvos Numa Garagem”

terça-feira, maio 30, 2006

Sábiamente...

Conhece a diferença entre o sábio branco e o sábio preto? A sabedoria do branco mede-se pela pressa com que responde. Entre nós o mais sábio é aquele que mais demora a responder. Alguns são tão sábios que nunca respondem.

Mia Couto, “O Último Vôo do Flamingo”

segunda-feira, maio 29, 2006

Didakê


Há dois caminhos: um da vida e outro da morte, mas a diferença entre ambos é grande. O caminho da vida é este: primeiro amarás a Deus que te criou; segundo, o próximo como a ti mesmo. Ora todas as coisas que desejarias que te não acontecessem, também não faças a outrém. O que estas palavras querem dizer é o seguinte: Bendizei os que vos amaldiçoam e orai pelos vossos inimigos; jejuai pelos que vos perseguem, pois que caridade haveria se amásseis os que vos amam?

Didakê: Doutrina dos Doze Apóstolos

(autor anónimo)

domingo, maio 28, 2006

Margens...

Do rio que tudo arrasa,
se diz violento.
Mas não se dizem violentas
as margens que o oprimem.

Bertolt Brecht

Citacöes

ENTRE ASPAS

Citações...
Acontece em leituras deparar com a frase perfeita, ou um pensamento elaborado tal qual o sentimos e gostaríamos de escrever, ou o espanto da descoberta de um conceito com o qual passamos a concordar plenamente!
É disso que se trata este blog. Não irei escrever nada de meu mas irei citar (apropriar-me) o que é de outros e que a outros pertence.
Citações curtas, uma frase ou um verso, ou um pouco mais longas, que ao longo da minha vida de leituras fui tropeçando ou descobrindo, e acentando em pequenos cadernos de apontamentos.
Apesar de saber as diversas regras das citações, de trabalhos universitários a artigos literários, confesso desde já que nem sempre irei conseguir identificar a fonte onde li e retirei a citação, quer porque foi num jornal ou folheto, cujo título número data perdi nas brumas do Tempo, quer porque seja uma citação de citação... Sempre que possível irei identificar com o rigôr necessário e desde já peço perdão pelas possíveis falhas ou imprecisões, aos respectivos autores e direitos de autor.

Bom proveito!